terça-feira, 20 de maio de 2014

Plano de aula História - Noções de Migração - 4º Ano

PLANO DE AULA SOBRE MIGRAÇÃO
AULA DE HISTÓRIA

Adriana patrícia Nachbar[1]

IDENTIFICAÇÃO

Turma: 4º ano
Duração: 2 h/aula
Tema: Movimentos migratórios
Modalidade: Aula expositiva e de análise

OBJETIVOS
1-    GERAL: Compreender o que são movimentos migratórios.

2-    ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO:
·         Saber o que é migração;
·         Diferenciar migrantes de imigrantes;
·         Entender o movimento migratório;
·         Abranger sobre os motivos que as pessoas migram de uma região para outra em busca de sobrevivência.
·         Compreender que as pessoas saem de seus lugares de morada em busca de sobrevivência e de uma vida melhor.


3-    OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA OBRA:
·         Analisar a obra segundo a intenção do autor: Os Retirantes de Cândido Portinari;
·         Refletir sobre o texto artístico;
·         Identificar através do contato visual o que a obra nos quer passar;
·         Possibilitar a compreensão de um fato histórico através de imagens;
·         Perceber que a história pode ser contada através de fotos, pinturas, gravuras;
·         Apreender que os artistas retratam a sociedade através de uma pintura;
·         Intuir que o homem utiliza a linguagem imagética para se expressar;
·         Entender o porquê de o autor criar a obra em análise.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
·         Migração;
·         Relação homem x sociedade.

AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA:

A aula inicialmente será realizada na sala de vídeo. Primeiramente a professora tratará do conteúdo a ser estudado de forma expositiva. Em seguida, será feito, através do data-show uma análise da obra de Cândido Portinari 1944 – Os Retirantes que embasará todo o conhecimento sobre o processo migratório que as pessoas realizam.

A imagem da obra Os Retirantes será projetado no telão e os alunos iniciarão seus primeiros contatos com a obra. É interessante deixar que apreciem de maneira informal tirando suas primeiras conclusões.                                               

Após todas as discussões em relação à imagem e embasando nas explicações prévias sobre o processo de migração, a professora irá prosseguir a aula tratando do tema Migração, lançando as seguintes questões:

·         A imagem pode ser comparada com o processo de migração?
·     O título da imagem “Os Retirantes” pode ser conferido com o processo migratório das pessoas?
·         O que estas pessoas estão fazendo?
·         São todos da mesma família?
·         O que eles carregam?
·         Como é o lugar em que eles estão?
·         O que vocês veem no chão?
·         Para que lugar essas pessoas estão indo?
·         De acordo com a época em que a obra foi criada – 1944 – o que o autor quis retratar?
·         São pessoas em busca de que?
 

Os Retirantes – Cândido Portinari – 1944.
 
 Posteriormente a professora possibilitará a análise da própria pintura, pois é importante que o aluno saiba a origem da obra, quem a produziu, em que época, dentre outros conhecimentos. Assim será feita as seguintes perguntas aos alunos:

Analisando a pintura.

1-    Quem fez?
2-    Quando?
3-    Qual era a posição do autor na sociedade na época em que produziu a obra?
4-    Por que foi feita?
5-    Qual a importância para a sociedade em que se originou?
6-    Qual o título?
7-    Existem pessoas retratadas?
8-    Quem são?
9-    O que estão fazendo?
10-  Como se vestem?
11- Que objetos aparecem?
12- Como é a paisagem?
13- Qual é o período retratado: dia/noite, frio/calor?
14- As cores condizem com o tema retratado?


Neste momento de discussão, a professora estará como mediadora do conhecimento em todo o processo de ensino-aprendizagem.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita mediante a participação e o interesse dos alunos durante a conversa sobre o tema da aula. O trabalho com imagens proporciona o falar e o interagir com os demais alunos, portanto, toda a discussão estabelecida em cima do conteúdo será avaliada como fonte de conhecimento. Haverá uma verificação em todo o momento da aula sobre os avanços dos alunos durante a realização das atividades orais e de ilustração em todo o processo de ensino-aprendizagem.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AMARO, Hudson Siqueira; RODRIGUES, Isabel Cristina. (Orgs.). História: Metodologia do Ensino. 2º Ed. rev. e ampl. Maringá: EDUEM, 2012. (Coleção Formação de Professores – EAD; n. 29).


BUENO, Wilma de Lara. Aprendendo a história do Paraná. Curitiba: Positivo, 2004.



[1] Professora do Ensino Fundamental I.

3 comentários:

Feio+Belo disse...

Aprende bastante com este exemplar,e por mim foste a melhor. Continue escrevendo suas ideias ao mundo. fica ligada

Estação Pedagógica disse...

OBRIGADOOO!!!!!!! ABÇSSSSS

Unknown disse...

Agradeço, material valiosíssimo!!! Continue postando!!!
Bjos😉