PLANO DE AULA SOBRE
MIGRAÇÃO
AULA DE HISTÓRIA
Adriana patrícia
Nachbar[1]
IDENTIFICAÇÃO
Turma: 4º ano
Duração:
2 h/aula
Tema: Movimentos
migratórios
Modalidade:
Aula
expositiva e de análise
OBJETIVOS
1-
GERAL:
Compreender o que são movimentos migratórios.
2-
ESPECÍFICOS
DO CONTEÚDO:
·
Saber
o que é migração;
·
Diferenciar
migrantes de imigrantes;
·
Entender
o movimento migratório;
·
Abranger
sobre os motivos que as pessoas migram de uma região para outra em busca de
sobrevivência.
·
Compreender
que as pessoas saem de seus lugares de morada em busca de sobrevivência e de uma
vida melhor.
3-
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS DA OBRA:
·
Analisar
a obra segundo a intenção do autor: Os
Retirantes de Cândido Portinari;
·
Refletir
sobre o texto artístico;
·
Identificar
através do contato visual o que a obra nos quer passar;
·
Possibilitar
a compreensão de um fato histórico através de imagens;
·
Perceber
que a história pode ser contada através de fotos, pinturas, gravuras;
·
Apreender
que os artistas retratam a sociedade através de uma pintura;
·
Intuir
que o homem utiliza a linguagem imagética para se expressar;
·
Entender
o porquê de o autor criar a obra em análise.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
·
Migração;
·
Relação
homem x sociedade.
AÇÃO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICA:
A aula inicialmente será realizada na sala de
vídeo. Primeiramente a professora tratará do conteúdo a ser estudado de forma
expositiva. Em seguida, será feito, através do data-show uma análise da obra de Cândido Portinari 1944 – Os Retirantes que embasará todo o
conhecimento sobre o processo migratório que as pessoas realizam.
A imagem da obra Os Retirantes será projetado
no telão e os alunos iniciarão seus primeiros contatos com a obra. É
interessante deixar que apreciem de maneira informal tirando suas primeiras
conclusões.
Após todas as discussões em relação à imagem
e embasando nas explicações prévias sobre o processo de migração, a professora
irá prosseguir a aula tratando do tema Migração, lançando as seguintes
questões:
·
A
imagem pode ser comparada com o processo de migração?
· O
título da imagem “Os Retirantes” pode ser conferido com o processo migratório
das pessoas?
·
O
que estas pessoas estão fazendo?
·
São
todos da mesma família?
·
O
que eles carregam?
·
Como
é o lugar em que eles estão?
·
O
que vocês veem no chão?
·
Para
que lugar essas pessoas estão indo?
·
De
acordo com a época em que a obra foi criada – 1944 – o que o autor quis
retratar?
·
São
pessoas em busca de que?
Os Retirantes – Cândido Portinari – 1944.
|
Posteriormente a
professora possibilitará a análise da própria pintura, pois é importante que o
aluno saiba a origem da obra, quem a produziu, em que época, dentre outros
conhecimentos. Assim será feita as seguintes perguntas aos alunos:
Analisando a pintura.
1-
Quem fez?
2-
Quando?
3-
Qual era a posição do autor na sociedade na época em
que produziu a obra?
4-
Por que foi feita?
5-
Qual a importância para a sociedade em que se
originou?
6-
Qual o título?
7-
Existem pessoas retratadas?
8-
Quem são?
9-
O que estão fazendo?
10- Como se vestem?
11- Que
objetos aparecem?
12- Como é
a paisagem?
13- Qual é
o período retratado: dia/noite, frio/calor?
14- As
cores condizem com o tema retratado?
Neste momento de discussão, a professora estará como
mediadora do conhecimento em todo o processo de ensino-aprendizagem.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será feita mediante a participação e o interesse dos alunos durante a
conversa sobre o tema da aula. O trabalho com imagens proporciona o falar e o
interagir com os demais alunos, portanto, toda a discussão estabelecida em cima
do conteúdo será avaliada como fonte de conhecimento. Haverá uma verificação em
todo o momento da aula sobre os
avanços dos alunos durante a realização das atividades orais e de ilustração em
todo o processo
de ensino-aprendizagem.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
AMARO,
Hudson Siqueira; RODRIGUES, Isabel Cristina. (Orgs.). História: Metodologia do Ensino. 2º Ed. rev. e ampl. Maringá:
EDUEM, 2012. (Coleção Formação de Professores – EAD; n. 29).
BUENO, Wilma de Lara. Aprendendo
a história do Paraná. Curitiba: Positivo, 2004.
3 comentários:
Aprende bastante com este exemplar,e por mim foste a melhor. Continue escrevendo suas ideias ao mundo. fica ligada
OBRIGADOOO!!!!!!! ABÇSSSSS
Agradeço, material valiosíssimo!!! Continue postando!!!
Bjos😉
Postar um comentário