quarta-feira, 21 de maio de 2014

5º Ano - Aula sobre ângulos

PLANO DE AULA .
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 5º Ano

TEMA: Ângulo e o cotidiano

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar momentos que levem e agucem a curiosidade dos alunos sobre ângulos elencando a importância desse conhecimento matemático para a vida social.

JUSTIFICATIVA:
            Ensinar matemática e os conteúdos que envolvem esta disciplina é um desafio para os professores da atualidade. A matemática deve estar relacionada com questões práticas da vivência do sujeito com ambientes estimulantes para que os alunos possam construir o conceito matemático a partir de situações reais. Essa relação se faz convincente, pois descarta aquela aprendizagem mecânica que consequentemente predomina um tipo de aprendizagem memorística ou repetitiva.  Contando que todo aprendiz necessita adquirir o conhecimento com ações reais, cabe aqui o estudo de ângulos, não como um conteúdo escolar apenas, mas como prática cotidiana dos diversos grupos sociais. Isso faz com que a matemática se conceba como uma ciência, uma atividade própria do ser humano e fruto espontâneo das relações sociais e políticas do meio, no qual o indivíduo está inserido. Nesse sentido, visando a necessidade de se aprender ângulo e suas medidas cabe intensificar as metodologias de ensino com questões reais e com instrumentos didático-pedagógicos, como jogos e construção de ângulos a partir do transferidor enfatizando o ensino/aprendizagem tornando-o como um conteúdo matemático propício. Destarte, entende-se que o ensino de ângulos como uma necessidade dos educando e um componente curricular, não deve ser utilizado como apenas um conteúdo a ser dado, mas uma base para a formação dos cidadãos viventes em uma sociedade exigente e que utiliza dos números e da matemática cotidianamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Perceber a origem dos ângulos e sua importância para os dias atuais;
  • Conhecer ângulos reto, agudo e obtuso através de objetos que estão ao nosso redor;
  • Compreender cada tipo de ângulo: reto, agudo, obtuso, através de um texto explicativo;
  • Utilizar um relógio de ponteiros para identificar os ângulos: reto, agudo e obtuso;
  • Identificar através do transferidor os graus presentes em cada tipo de ângulo;
  • Perceber que os ângulos estão presentes no meio em que vivemos;
  • Compreender o que é segmento de reta;
  • Compreender o que é uma semi-reta;
  • Construir ângulos por meio de segmentos de retas
  • Reconhecer a importância dos ângulos no campo do trabalho.
 ;
PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Anúncio do conteúdo:  
 Informar sobre a aula do dia que tem como tema principal: Ângulo e o cotidiano. Nesse momento há todo um diálogo sobre a palavra ângulo e os conhecimentos prévios sobre . Deixar que os alunos falem. Posteriormente, haverá uma discussão mais formal sobre ângulos com trocas de informações e conhecimentos que serão embasados pela problematização.
                                              
PROBLEMATIZAÇÃO:

  • Vocês já ouviram falar na palavra ângulo dentro dos conteúdos da matemática?
  • Vocês sabem o que é ângulo?
  • Vocês sabem o que é um transferidor?
  • Já tiveram contato com um transferidor?
  • Como se medem os ângulos?
  • Por que cada tipo de ângulo recebe um respectivo nome?
  • Vocês sabem o que é ângulo reto?
  • Vocês sabem o que é ângulo agudo?
  • Vocês sabem o que é ângulo obtuso?
  • Qual a importância desse conhecimento matemático para a vida social?


INSTRUMENTALIZAÇÃO:

1º ATIVIDADE: Texto informativo e caracterização de cada ângulo: reto, agudo e obtuso.

OBJETIVO: Perceber a origem dos ângulos e sua importância para os dias atuais. Conhecer ângulos reto, agudo e obtuso.

ENCAMINHAMENTO: Distribuir um texto impresso para cada aluno sobre a história da origem do ângulo. Em seguida, cada aluno irá fazer leitura de um parágrafo, pausando para explicação de cada trecho. Explicar o que é ângulo reto, agudo e obtuso desenhando na lousa os segmentos.

Texto: História dos ângulos.

No ano 4.000a.C, os egípcios e árabes tentavam elaborar um calendário. Nessa época, se acreditava que o sol levava 360 dias para completar a órbita de uma volta em torno da Terra. Um equívoco, pois hoje sabemos que é a Terra que realiza tal movimento.
Diante daquele pensamento, acreditavam que a cada dia, o Sol percorria um pouquinho dessa órbita, isto é, um arco de circunferência de sua órbita. Esse ângulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau.
 O ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo.
A abertura do ângulo é uma propriedade invariante e é medida em graus.

Para saber:
Ângulo reto tem 90 graus, os ângulos menores que o ângulo reto são chamados de ângulos agudos e os ângulos maiores que o ângulo reto são chamados de ângulos obtusos.

2º ATIVIDADE: Identificando ângulos na sala de aula.

OBJETIVO: Socializar com ângulos presentes no espaço escolar identificando cada um: reto, agudo e obtuso.

ENCAMINHAMENTO: Pedir aos alunos que observem o espaço físico da sala para que possam identificar os tipos de ângulos presentes no ambiente. Em seguida irão dizer onde encontraram ângulos e fazer o registro no caderno como: abertura da porta, armário, parede, carteira, piso, lousa, utilizar o corpo humano como referência na abertura do braço, imaginar o percurso de casa até a escola nas possíveis dobras e esquinas que poderão tramitar. Após será entregue aos alunos um exemplo impresso sobre ângulos para assimilarem de forma mais abrangente que será colado no caderno. Utilizar um relógio de ponteiros para identificar os ângulos: reto, agudo e obtuso. 




Registre no caderno e classifique os ângulos encontrados em nosso ambiente escolar:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3º ATIVIDADE: Usando o transferidor.

OBJETIVO: Identificar através do transferidor os graus presentes em cada ângulo.

ENCAMINHAMENTO: Distribuir um texto informativo sobre o Transferidor. Em seguida, comentar sobre a importância do Transferidor nas atividades de medidas de ângulo. Realizar gravuras no caderno em que aparecem ângulos. Identificar os ângulos através do transferidor.

Conhecendo um pouco mais: O TRANSFERIDOR


Transferidor é um material muito usado para medida e marcação de paredes. É composto basicamente por uma escala circular, ou de seções de , dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua. Seu uso é diversificado tendo emprego em educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras atividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão.

4º ATIVIDADE: Construindo ângulos com o transferidor.

OBJETIVO: Saber utilizar-se do transferidor na construção de ângulos em graus: reto, agudo e obtuso.

ENCAMINHAMENTO: Os alunos irão copiar da lousa a atividade prevista. Em seguida irá realizá-la com o apoio do transferidor na construção de segmentos de retas na formação de ângulos.

Probleminha

1-      Mariana ganhou um transferidor de sua professora de matemática e recebeu algumas explicações de como utilizá-lo. Em seguida a professora auferiu que desenvolvesse a seguinte atividade:

Desenhe:

a-      Um ângulo de 45º
b-      Um ângulo de 110º
c-      Um ângulo de 90º
d-     Um ângulo de 65º

Agora os classifique em ângulo reto, agudo e obtuso.

Qual dos ângulos desenhados possui 1 de uma volta de 360º?
                                                             4

RECURSOS MATERIAIS UTILIZADOS: Texto impresso, atividades impressas, lousa, giz de quadro, caderno dos alunos, relógio de parede com ponteiros, objetos presentes em sala de aula, lápis, borracha, transferidor, lápis de cor.

CATARSE: A avaliação será feita referente à participação do aluno no decorrer da aula, pelo interesse em aprender, nos questionamentos e críticas frente ao conteúdo de ângulos e na realização plena das atividades sugeridas. O professor irá verificar os avanços e as dificuldades encontradas pelos alunos durante a realização das atividades tanto oral como escrita estabelecendo requisitos para que a aprendizagem aconteça de fato.

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